domingo, 15 de abril de 2012

Sobre a friendzone e outros mitos

Se tem uma coisa que me irrita, principalmente quando resolvo desperdiçar um pouco de tempo no 9gag, são os posts/comentários que tem alguma coisa a ver com a tão temida Friendzone.
Ok, tudo bem você ficar mal e 'desabafar', mas esse não é o problema. Se você for homem e acabou na friendzone, a garota provavelmente é maluca e impossível de ser entendida e, por que não, deve estar afim de algum cara que não presta e não dá a mínima.
Agora, se você for uma garota e estiver na friendzone, você tem duas opções: você é feia ou gorda demais pra ele.


Amigo, reconheça uma coisinha: quando aquela sua amiga linda de morrer, depois de levar um fora, diz que gostaria de ter um namorado que fosse tão legal e tão bom quanto você, existe uma chance de ter um 'mas muito mais bonito, é claro' subentendido aí.
"Mas que absurdo, que preconceito julgar o livro pela capa!" É, é triste, mas todo mundo faz. E oras, se deixar uma garota na friendzone porque ela é feia/gorda é totalmente justificável, por que diabos nós, mulheres, somos vilãs se damos um fora em algum cara pelo mesmo motivo?
Tá, agora você diz que não é feio e mesmo assim foi parar na triste armadilha de "eu te vejo como meu irmão". Mas, por favor, beleza não é e nunca foi o único motivo para julgar se uma pessoa é ou não é desejável.
Mulher cisma com muita coisa, e não necessariamente as mesmas coisas para todas elas. Eu, por exemplo, acho terrível pessoa que usa aparelho, salvo raras exceções. Tem gente que não liga. Tem gente (meio maluca, na minha opinião) que acha bonito. Então talvez, aos olhos da ó, tão malvada garota por quem você foi se apaixonar, você tenha algum problema (que não é necessariamente um problema) que te faz menos desejável.
Ou então pode ser que ela já esteja tão apaixonada quanto você está por ela. Mas por outra pessoa.
Aí agora você me joga na cara "É. Porque mulher gosta dos caras que fazem sofrer. Não adianta nada ser bonzinho." E aí eu tenho vontade de te dar um soco na cara, amigo.


Essa ideia (e essa tirinha) é uma coisa simplesmente absurda. Sério, por que você vai gostar de alguém que tá pouco se fodendo pra você? Por que você vai trocar o cara perfeito por um babaca?
"Mas vocês vivem reclamando quando o idiota que está com vocês te trai, ou faz sei lá o que. Por que é então que continuam ficando afim de quem não presta?"
1- Me diz por que você se apaixona por alguém. Sério, me diz a fórmula. Ha! Não existe. Simplesmente acontece. E aí você já se ferrou, se o seu cérebro estúpido resolveu escolher alguém ruim.
2- A maioria dos tais 'filhos da puta' por quem a gente se apaixona são ótimos atores. Ou seja: a gente não sabe que eles são filhos da puta até alguma coisa acontecer.
Sério. O 'gostar de alguém' é algo completamente involuntário. Pensa bem nisso. Se fosse pra você escolher e mandar seu cérebro gostar de quem você quisesse gostar, a vida seria muito, muito mais fácil. Então, por favor. Mulher não gosta de sofrer. Mulher não gosta de um cara que só quer levar ela pra cama e fim de papo.
Nós não somos vilãs só porque você levou um fora, mesmo que você talvez seja o retrato do cara perfeito. E, se você pensar bem, você também faz a mesma coisa.

4 comentários:

  1. Aí agora você me joga na cara "É. Porque mulher gosta dos caras que fazem sofrer. Não adianta nada ser bonzinho." E aí eu tenho vontade de te dar um soco na cara, amigo.

    Bom, existem estudos meio que provando isso. Mulheres em geral (não todas, óbvio) se sentem atraídas por homens com traços da "Tríade Negra", termo da psicologia que engloba narcisismo, psicopatia e maquiavelismo. Aparantemente você não nega isso, apenas tenta racionalizar a motivação, supondo que "não se escolhe por quem nosso cérebro se apaixona".

    Não estou julgando se isso é certo ou errado, mas a atração feminina por homens com esse perfil é um fato reconhecido pela comunidade científica:

    http://homepage.psy.utexas.edu/homepage/group/lilab/jonasonliwebsterschmitt2009.pdf

    ResponderExcluir
  2. Não nego que pode até ter uma certa atração pelo estereótipo de 'bad boy', mas acho que isso vai só até um certo ponto. Não acho que uma mulher seja masoquista o suficiente pra trocar um cara que é bom com ela por algum que tenha esses traços da 'tríade negra' como você falou. Quer dizer, tem louca pra tudo, mas falando por mim e pelo meu conhecimento, pelo menos.

    O que eu critico mais é essa idéia de que 'ser bonzinho' não adianta pra conquistar uma mulher, mas sim ter esse perfil aí. É isso que eu acho absurdo, porque, principalmente se for logo de início a 'babaquice' do cara, é muito mais difícil ter algum sentimento por ele.

    ResponderExcluir
  3. ahan... confio nesse link que voce postou o tanto que eu confio na droga da psicologia evolucionista!
    As mulheres gostam de caras confiantes, que mostram que gostam dela mas tambem amam a si mesmo.
    E se for pra falar isso os homens tambem so escolhem as mulheres manipuladoras.
    entao ninguem pode falar de ninguem! nem vir justificar com porcaria de ciencias!

    Abraços!=)

    ResponderExcluir
  4. Por algum acaso, vim parar neste blog. Sei lá, fiquei meio encucado depois que - igualmente por acaso, claro! - li um texto noutro blog(http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/05/uma-zona-de-perigo-chamada-friendzone.html). Comecei a me angustiar, entende? Mas você mostrou o outro lado, isto é, o lado das garotas, sem precisar julgar aqueles que ficam na friendzone. Foi mais sóbria. Achei legal isso...sabe?

    ResponderExcluir